

Tumores do Ovário
Os tumores do ovário representam um aumento do volume das gônadas femininas e podem ocorrer em todas as faixas etárias na vida de uma mulher. Estes órgãos estão associados à produção de hormônios do ciclo menstrual e ao amadurecimento de óvulos para a fecundação. A presença de tumores do ovário pode interferir nestas funções.
As principais causas dos tumores do ovário são: hematomas do corpo lúteo, cistos de retenção e cistos hemorrágicos como o endometrioma, a gravidez ectópica do ovário (raro) e as neoplasias primárias que tem origem no próprio ovário que podem ser divididas em benignas e malignas. Há ainda, as neoplasias secundárias ou metástases de tumores de outras regiões, sendo mais comum as do sistema digestivo, como o estômago.
Tratamento aos tumores do ovário:
​
Os tumores do ovário benignos predominam nas mulheres jovens, exatamente no intervalo correspondente ao período de vida fértil destas. Portanto, sempre que possível a abordagem diagnóstica e o tratamento destes tumores do ovário deve ser feita pela laparoscopia, seguindo-se o preceito da cirurgia minimamente invasiva, de maneira a preservar a fertilidade da portadora do tumor, evitando-se a perda desnecessária deste importante órgão.
Tumores do ovário malignos também podem ser abordados pela laparoscopia, tanto para fins diagnósticos como a realização de biópsias e estadiamento, quanto terapêuticos, segundo os princípios da cirurgia oncológica.
