

Histerectomia
Conceitos Gerais da Histerectomia
Histerectomia, procedimento típico da cirurgia ginecológica, está entre as cirurgias mais praticadas em todo mundo.
A histerectomia é retirada cirúrgica do útero, a histerectomia pode ser praticada de três maneiras distintas:
-
Histerectomia Parcial, quando se conserva o colo do órgão;
-
Histerectomia Total, quando se retira todo órgão e;
-
Histerectomia Ampliada, quando a cirurgia se estende à retirada, dos anexos uterinos - trompas e ovários. De modo progressivo, a amplitude da cirurgia pode incluir, de acordo com a doença, a linfadenectomia – que é a retirada dos gânglios linfáticos da pelve e do abdome, a omentectomia ou extirpação do epiploo – a dobra de tecido que envolve os órgãos do abdome e da pelve e outros órgãos e tecidos, de acordo com a natureza de cada problema. Geralmente, as intervenções maiores são reservadas à cirurgia oncológica.
Porque se retira o útero?
As indicações de uma histerectomia se devem, basicamente, à presença de tumores, dor ou sangramento uterino anormal e persistente (metrorragia). Entre as doenças benignas mais comuns estão: pólipos, miomas, hiperplasia do endométrio, dor pélvica crônica e doença inflamatória pélvica. Entre as doenças malignas podemos citar o câncer do colo do útero, câncer do endométrio e os tumores do ovário.
Histerectomia abdominal
Histerectomia abdominal é realizada através de uma incisão do abdome, também chamada de laparotomia. A incisão padrão, nestes casos é feita de forma transversal e baixa na pelve, o que configura um bom resultado estético.
Apenas excepcionalmente, a incisão é feita no sentido longitudinal. A histerectomia abdominal, quando bem indicada e praticada por cirurgiões ginecológicos experientes, é considerada uma cirurgia com baixo índice de complicações.
O tempo de cirurgia da histerectomia abdominal é de 1 a 2 horas. Nos casos difíceis, este tempo pode ser maior.
Na maioria das vezes, a anestesia para a histerectomia abdominal é feita pela técnica do bloqueio peridural ou raqui, consideradas muito seguras e de fácil execução.
Como fica a cicatriz da histerectomia abdominal?
A cicatriz final da histerectomia abdominal pode ter um aspecto estético bastante satisfatório, se alguns cuidados técnicos forem tomados. É comum que as pacientes submetidas à histerectomia abdominal se beneficiem da plástica do abdome (abdominoplastia) na mesma cirurgia.
E a recuperação?
O tempo de restabelecimento está em torno de 15 dias. Os pontos são retirados no período de 7 a 14 dias.
Histerectomia laparoscópica:
Como é feita a histerectomia laparoscópica?
Nesta modalidade, a histerectomia é executada sem a abertura do abdome. Os instrumentos cirúrgicos e a microcâmera são introduzidos através de pequenos orifícios feitos no abdome.
O órgão é retirado do abdome pela vagina, ou através de um equipamento acoplado a um dos portais da cirurgia, conhecido como morcelador. Este aparelho permite a diminuição do volume do órgão, que é retirado do abdome cortado em tiras, através de suas laminas giratórias.
A histerectomia videolaparoscópica tem as mesmas indicações da histerectomia abdominal. No entanto, o método pode ser extremamente útil em algumas circunstâncias, permitindo melhor visualização da cavidade abdominal e dos detalhes da anatomia.
Quais as vantagens da histerectomia laparoscópica?
O tempo cirúrgico é, aproximadamente, o mesmo da histerectomia abdominal – 2 horas em média; e entre as vantagens estão a menor manipulação traumática dos tecidos e cicatrizes muito pequenas que tendem a desaparecer. Ao final, isto resulta em maior conforto e menor tempo de recuperação pós operatória.
Histerectomia vaginal:
Como é feita a histerectomia vaginal?
A histerectomia vaginal utiliza o canal da vagina como via de acesso para a retirada do útero, mesmo na ausência do prolapso (ou descida) do órgão.
Este método de histerectomia reúne como principal atrativo às pacientes, um baixíssimo índice de complicações e uma recuperação excelente, em curto espaço de tempo. Isto pode ser explicado pelo fato da vagina ser um orifício natural do organismo, e o acesso ao útero não incluir a abertura ou corte de planos musculares, mas apenas da mucosa vaginal, que possui baixo limiar de dor e alto potencial de cicatrização. Além disso com a histerectomia vaginal não há cicatrizes aparentes!
Entre outras vantagens da histerectomia vaginal, estão a possibilidade da paciente realizar, na mesma cirurgia, a prevenção e o tratamento da incontinência urinária e as cirurgias plásticas da intimidade.
A anestesia utilizada para histerectomia vaginal é o bloqueio anestésico peridural e raquiano.
O tempo cirúrgico é de 1 a 2 horas, com hospitalização de 24 horas. A recuperação está em torno de 5 a 7 dias.
