top of page

Aderência Pélvica

Como suspeitar se há aderência pélvica?

 

A presença de aderência pélvica está relacionada a vários sinais e sintomas na mulher. Dor pélvica, desconforto, sensação de peso abaixo do umbigo, cólicas intestinais, constipação, alterações menstruais, dor na relação sexual e infertilidade são alguns da aderência pélvica. Situações graves, como a oclusão intestinal por aderência, também podem ocorrer. Aderência pélvica se deve ao aparecimento de faixas anômalas de tecido cicatricial, que formam verdadeiras traves fibrosas dentro da pelve, unindo órgãos entre si e à parede abdominal. Aderência pélvica pode surgir como consequência a um processo infeccioso, por endometriose ou cirurgias prévias, especialmente as realizadas pela forma tradicional – com a abertura do abdome.


Como é feito o diagnóstico da aderência pélvica?

O conhecimento prévio de umas destas condições patológicas, associado de maneira continuada a algum dos sinais ou sintomas descritos, permite considerar, enormemente, a possibilidade de aderência pélvica. Os métodos atuais de investigação por imagem não permitem, em grande proporção, que se faça o diagnóstico conclusivo da aderência pélvica. Este, em principio, só será definitivo através da videolaparoscopia.


O melhor tratamento para aderência pélvica pode ser a Videolaparoscopia.

A cirurgia minimamente invasiva reúne os princípios de excelência para o tratamento da aderência pélvica, pois com método é possível realizar a lise, ou seja, a retirada cirúrgica das aderências de forma precisa e delicada.

O método também permite a irrigação com líquidos compostos por minerais (ou eletrólitos) balanceados e a utilização de barreiras protetoras, especialmente desenvolvidas para o tratamento da aderência pélvica. Por se tratar de cirurgia videolaparoscópica, a anestesia é geral. O tempo do procedimento da cirurgia de aderência pélvica depende da gravidade, mas usualmente é em torno de 2 horas.


Excepcionalmente, casos de maior gravidade, como a oclusão intestinal, podem requer tempo cirúrgico mais longo.

A hospitalização é de 24 horas, nos casos de menor gravidade. A recuperação se dá em 7 a 10 dias.

Niterói Shopping
Rua da Conceição, 188
Sala 1504 C Niterói - RJ 

         +55 21 99880-7533 

ronsini@gmail.com

bottom of page