

Mastectomia
O que é mastectomia?
A mastectomia é um procedimento reservado ao tratamento do câncer de mama. Somente uma avaliação oncológica, feita através de exames clínicos, imagens e biopsias pode definir qual o melhor tipo de tratamento e a extensão da cirurgia à mastectomia.
Como se avalia o estágio do câncer de mama?
As possibilidades de tratamento ao câncer de mama são variadas e dependem de um diagnóstico inicial bem conduzido. No primeiro momento, é feito o estadiamento clínico do câncer de mama, através de biópsias e exames de imagem que avaliam o tamanho, a localização e o tipo de tecido do tumor.
A partir disto, o tratamento cirúrgico ao câncer de mama poderá ser planejado. A mastectomia pode ser parcial ou total. A retirada da cadeia de gânglios linfáticos da axila – linfadenectomia - permitirá o estadiamento pós operatório e definirá a necessidade de complementação do tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia.
Mais do que nunca, o tratamento do câncer de mama exige uma abordagem multidisciplinar e uma grande interação entre a paciente e as equipes cirúrgica e clínica.
A mastectomia pode significar uma grande depreciação da imagem e da autoestima da mulher, sendo comum o desenvolvimento de quadros depressivos. Todos os passos do tratamento podem ser previstos e planejados, inclusive a possibilidade de reconstrução da mama no momento da mastectomia.

