

Microcirurgia das Trompas
Por que a microcirurgia?
As trompas têm função uma altamente especializada. Por sua particular delicadeza e fragilidade, devem ser tratadas por métodos microcirúrgicos. Para isto, se utiliza instrumentos especiais como o microscópio cirúrgico ou a videolarioscopia, que possibilitam uma manipulação suave e uma visão com o aumento adequado.
É possível tratar a infertilidade desta forma?
Sim. Tanto a infertilidade provocada pela ligadura de trompas, quanto àquelas relacionadas à infertilidade sem causa aparente (ISCA). Entre os principais procedimentos realizados com a microcirurgia estão: recanalização das trompas após a ligadura; liberação ou lise de aderências das trompas aos órgãos e à parede da pelve; correção da fimose tubária e a plástica da porção terminal das trompas, conhecida como fimbrioplastia. A microcirurgia das trompas está associada a taxas de gestação de até 80%.
Como é feito a microcirurgia?
A execução destes procedimentos demanda experiência dos cirurgiões e o uso de material adequado. Por esta razão, não é grande o número de profissionais que os realiza. Na grande maioria dos casos, a microcirurgia é feita através da videolaparoscopia, sob anestesia geral. O tempo da microcirurgia é cerca de 2 horas. A hospitalização é de 24 horas e a recuperação em cinco a sete dias.
